terça-feira, 10 de novembro de 2009

Machado de Assis e a monarquia 2



Outro episódio muito curioso, narrado por quase todos os biógrafos do escritor, é o que diz respeito à retirada de um retrato de D. Pedro II, que estaria pendurado numa das paredes de sua diretoria. Segundo a lenda, mal fora proclamada a república, alguns funcionários simpáticos ao novo regime vieram retirar o retrato do local em que ele havia permanecido por longos anos. Consta que Machado de Assis não permitiu a sua remoção, dizendo: “Entrou aqui por uma portaria, só sairá por outra portaria”.
Ora, estas supostas palavras colocadas na boca de Joaquim Maria levaram alguns estudiosos mais afoitos a acusá-lo de bajulador. Nada mais falso. Machado de Assis gostava de fato de D. Pedro II e, durante toda sua vida, jamais escreveu qualquer palavra contra o imperador. Apesar de seus sentimentos monarquistas, aceitou a república como um fato consumado, como o Barão do Rio Branco, Joaquim Nabuco e tantas outras personalidades da época. Além do mais, o escritor não poderia ter dito aquelas palavras, pois toda gente sabe que retratos não são pendurados em paredes através de portarias...

(Do Livro: Memorial do Bruxo - Conhecendo Machado de Assis de José Antonio Martino)

Um comentário:

  1. Precisamos reatar laços rompidos, cortados equívocadamente por personagens que patrocinaram a criação desta república envergonhada que, até hoje, desconhece profundamente os acertos estruturais produzidos atentamente durante o Segundo Reinado. Precisamos ter novamente a nossa Democracia Coroada que se iniciou na metade do século XIX, e, que a república, que vive aos tropeços, não sabe sustentar.

    ResponderExcluir